Luciano Pires enfoca na coragem pra mudar
31 de março de 2023Mudança e inovação foram a tônica da 14ª edição da Parecis SuperAgro, que terminou nesta sexta em Campo Novo do Parecis superando números de 2022
“Precisa ter coragem para mudar o mundo”, provocou o cartunista, escritor e palestrante Luciano Pires no encerramento da Parecis SuperAgro 2023. Partilhando sobre o que o levou a encarar o Monte Everest em 2001, Luciano mostrou a importância de se preparar para tirar sonhos do papel, sair do piloto automático e fazer mudanças.
Em sua bem sucedida carreira de executivo de multinacional, o palestrante questionou o momento em que vivia, seu propósito de vida e tomou a decisão de ir até a montanha mais alta do mundo. “Mas tomar decisão não muda nada. Iniciativa muita gente tem, o que elas não têm é ‘acabativa’, o que faz a coisa andar”, explicou à plateia.
Para chegar ao objetivo, é preciso colocar datas nos sonhos e traçar metas, que só são atingidas com um plano de ação. Foi isso que o palestrante fez durante um ano antes de sua viagem – que o levou a uma caminhada de 120 km, durante 15 dias, ao campo base do Everest.
Luciano associou sua jornada aos projetos que todos têm e que, por qualquer motivo, não são colocados em prática. “A ‘acabativa’ tem três C: conhecimento, criatividade e coragem. Você precisa se preparar, precisa ser criativo e ter coragem para os obstáculos. Em minha jornada, aprendi que ninguém tropeça em montanha, mas em pedregulho. São os pequenos detalhes que temos que desafiar e superar”, ensina.
Mostrando a trajetória até o campo base, o criador do podcast Café Brasil falou sobre uma das principais lições que aprendeu ao observar alpinistas experientes. “Para chegar a um acampamento mais alto, eles sobem e descem várias vezes até estarem preparados para acampar. Ou seja, na cabeça do alpinista, descer é ficar mais forte, descer faz parte da subida”.
O tema combinou com a 14ª edição da Parecis, marcada pela ampliação do parque de exposições e pelo investimento em uma experiência mais favorável aos negócios. “A cada ano, precisamos inovar. Em 2023, demos mais estrutura e condições físicas para os expositores terem um bom relacionamento com os clientes”, analisou Bruno Giacomet, presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.
A Parecis SuperAgro 2023 ofertou 215 estandes aos expositores – um aumento de 43% em relação aos 150 estandes de 2022. “Tivemos feedback positivo de todos os parceiros. Ainda estamos fechando números, mas superamos a movimentação financeira de 2022”, diz Giacomet.
O número de ocupações geradas durante a organização e montagem da feira aumentou 50%, passando de 2 mil pessoas no ano passado para a marca atual de 3 mil profissionais. O número de visitantes ultrapassou 30 mil durante todo o evento.