Notícias

Embaixadores e adidos agrícolas de 11 países visitam Parecis SuperAgro

publicado em 29 de março de 2022

Inovação, grandiosidade e sustentabilidade. Com essas três palavras, embaixadores e adidos agrícolas de 11 países definiram a realidade encontrada em Mato Grosso. A comitiva esteve ontem (29) na Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis, como parte da visita feita pelo programa AgroBrazil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  

Nicole Podesta é adida agrícola do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA FAS) e está pela segunda vez viajando por Mato Grosso. “O objetivo é aprender sempre mais e trocar ideias. É importante saber como as coisas funcionam e quais são os desafios e oportunidades de crescer”, disse. Ela afirma que os produtores rurais mato-grossenses são inovadores e que percebeu a preocupação com o meio ambiente. 

O primeiro conselheiro da Seção de Comércio da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Vicente Lluna Taberner, se mostrou impressionado com Mato Grosso. “Conhecemos uma usina de etanol aqui em Campo Novo do Parecis e, durante a feira, percebemos que há muita inovação, perseverança e um futuro promissor”, acredita.  

A Parecis SuperAgro é uma vitrine de lançamentos para o agronegócio, desde maquinários a variedades de sementes para diversas culturas. “É a primeira vez que recebemos uma comitiva tão grande de embaixadores e adidos agrícolas. Sabemos que estão em busca de ver o que temos de melhor. Por isso, além de mostrarmos a diversificação agrícola, nossa principal característica, chamamos a atenção para a agricultura indígena, pois o município está na vanguarda neste tema”, comenta Bruno Giacomet, presidente do Sindicato Rural.  

Comitiva1

Um grupo com 16 indígenas Paresis da aldeia Wazare, entre adultos e crianças, se apresentou aos diplomatas durante o evento. Eles reproduziram uma dança tradicional em que pedem proteção espiritual para que suas ações sejam bem sucedidas.  

A visita é parte do programa AgroBrazil, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras. “Queremos desmistificar a imagem negativa que foi criada nos últimos anos sobre a agricultura brasileira. Estamos mostrando o alto nível de tecnologia de produção, inclusive em energia, além de grãos e informações qualificadas que estes representantes levarão a seus países”, explicou Gedeão Silveira, 2º vice-presidente da CNA.  

“O que nos move é a vontade de mostrar o que realmente estamos fazendo em Mato Grosso, não o que dizem que fazemos. Os representantes vêm e veem que estamos fazendo da maneira ambientalmente mais correta que em qualquer país. E ainda temos capacidade de ampliar a produção, garantindo segurança alimentar ao mundo”, enfatizou Normando Corral, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). 

Documento sem título