Notícias

Produtores rurais devem fazer atualização de cadastro de propriedades de soja safra 2016/2017 até dia 15 de fevereiro

publicado em 18 de janeiro de 2017

cadastro do indeia

Foto: Reprodução

Considerando as condições edafo-climáticas do Estado de Mato Grosso e a necessidade latente de prevenção e controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja, foi publicada a Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT N° 002/2015 de 29/09/2015 com o período do vazio sanitário para a cultura da oleaginosa, de 15 de junho a 15 de setembro, totalizando 90 dias. Neste período é obrigatório a ausência total de plantas vivas de soja, de forma atuar como redutor do inóculo inicial da doença, na safra seguinte.

Após encerrado no dia 31 de dezembro 2017 o período do plantio de soja no Estado de Mato Grosso é necessário que o produtor realize o cadastro ou a atualização dos dados da propriedade com cultivo de soja atual. O procedimento deve ser feito anualmente, após o término do plantio da lavoura, até o dia 15 de fevereiro, em sistema eletrônico disponibilizado no site do INDEA-MT ou endereço eletrônico http://cadastro.indea.mt.gov.br/. O produtor deverá informar e atualizar obrigatoriamente todos os dados solicitados no cadastro, como coordenadas do vértice da lavoura, data plantio e aplicação de fungicidas. O cadastro atualizado serve como forma de localizar e conhecer todo o universo de trabalho da fiscalização nas medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no Estado. A não realização deste cadastro, sujeitará o sojicultor a pagamento de multa.

Uma das medidas fitossanitárias fiscalizadas é o prazo final para colheita de áreas cultivadas com soja na data de 05 de maio de cada ano, onde todas as áreas cultivadas com soja deverão estar colhidas, podendo permanecer somente as plantas de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos das perdas da colheita, até a data estabelecida para o início do vazio sanitário de 15 de junho de cada ano.

FEDAF Eng.ª Agro.ª Alini G S Zamihan
FEDAF Eng. Agro. Daniel R Piotrowski

ULE de Campo Novo do Parecis – INDEA – MT
Rua São Paulo, nº 370 – Centro
65 3382 – 1209

Documento sem título