Notícias

Mês da Agricultura: Março evidencia força do setor na economia global

Mês da Agricultura: Março evidencia força do setor na economia global

Em meio aos desafios globais, o mês em que se celebra o Dia Mundial da Agricultura surge como um lembrete da importância das práticas que sustentam o planeta e impulsionam a economia.

A celebração não apenas honra aqueles que labutam incansavelmente nos campos, mas também destaca a necessidade urgente de reconhecer e abordar as questões que afetam a agricultura moderna.

“Este ano, enquanto enfrentamos pressões crescentes sobre os recursos naturais e os efeitos das mudanças climáticas, a reflexão sobre a agricultura assume um significado ainda mais profundo. Os agricultores estão na linha de frente dessas batalhas, enfrentando desafios como escassez de água, erosão do solo, perda de biodiversidade, entre outros”, lembra o presidente do sindicato rural de Campo Novo do Parecis e um dos idealizadores da Parecis Super Agro, Bruno Giacomet.

Por outro lado, na visão de Bruno, o momento se fez oportuno para celebrar as inovações e avanços que estão impulsionando a agricultura rumo a um futuro mais sustentável. Tecnologias como a agricultura de precisão, o uso de drones e a biotecnologia estão revolucionando a maneira como cultivamos nossos alimentos, aumentando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental.

Além disso, a conscientização sobre a importância da agricultura familiar e da agricultura sustentável está crescendo. Iniciativas em todo o mundo visam apoiar pequenos agricultores, promover práticas agrícolas sustentáveis e garantir que todos tenham acesso a alimentos nutritivos e seguros.

“Enquanto observamos este dia, devemos nos comprometer a trabalhar juntos – governos, organizações, empresas e indivíduos – para enfrentar os desafios que a agricultura enfrenta e garantir que nossos agricultores continuem sendo os guardiões da terra que tão generosamente nos sustenta”, completa Bruno.