3ª edição – 2010

PARECIS SUPERAGRO SUPERA AS EXPECTATIVAS

Grande e respeitada, a Parecis SuperAgro 2010 veio para abranger todos os públicos. Realizada entre os dias 19 e 22 de abril, a edição Parecis SuperAgro 2010 reuniu mais 4,5 mil visitantes e 79 expositores.

À época, o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Odenir Ortolan, definiu a 3ª edição como revolucionária. Isto porque, disse ele, a feira contribuiu para modificar a forma de pensar da sociedade e dos produtores locais em relação à produção agropecuária.

A preocupação com o curso da esfera agrícola foi levada a sério e norteou boa parte das palestras e simpósios. O pequeno produtor rural teve a oportunidade de acesso a novas tecnologias e de esclarecer suas dúvidas falando de perto com os mais renomados especialistas do setor.

O primeiro simpósio matogrossense sobre “Seqüestro de Carbono e Possibilidades de Crédito de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais”, foi um destes destaques. Também aconteceu o primeiro simpósio matogrossense sobre “Oleaginosas” — novidade no segmento.

A agricultura da região do “Chapadão do Parecis” ganhou visibilidade e ultrapassou todas as fronteiras, projetando-se em nível nacional.

A Parecis SuperAgro 2010 foi transmitida para todo o Brasil via televisão. O Canal do Boi realizou o Leilão SuperAgro, que em negociações superou a cifra de R$ 1 milhão. Já o Canal Rural — com o Rural Eventos — fez mais de duas horas de transmissão ao vivo para todo o Brasil.

Os parceiros foram o Banco do Brasil, SENAR, AMPA, IMA-MT, Fundação- MT e Famato. Com a participação de autoridades e palestrantes do circuito nacional. Destaque especial para a participação o então deputado federal Homero Pereira (falecido em 2012 em virtude de um câncer) que era o grande defensor das causas agrícolas.

“Se não fossem as mais de trezentas empresas participantes, a Parecis SuperAgro 2010 não seria tão perfeita como foi este ano”, disse Odenir, já antecipando algumas novidades para a 4ª edição da Parecis SuperAgro, entre elas, o turismo rural.

DADOS | Parecis SuperAgro 2010 – 3ª edição

Data: 19 a 22 de abril de 2010
Realização: Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis | Presidente: Odenir Ortolan
Apoiadores: Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, Senar, Famato, Aprosoja, Fundação Mato Grosso.
Expositores: 79 empresas participantes
Número de Visitantes: 4,5 mil
Negócios: R$ 35 milhões
Coordenadores-gerais: Odenir Ortolan e Antônio de la Bandeira