Notícias

Palestra agrega fatores que garantem o sucesso da pecuária de corte

publicado em 12 de abril de 2018

Uso da tecnologia aumenta produção para melhorar resultados


Atualmente as propriedades rurais vêm inovando o padrão de produção de carne, introduzindo conceitos e novas tecnologias. Durante a 11ª Parecis SuperAgro – Feira de Tecnologia e Negócios abordando o tema “Intensificação de produção em pecuária de corte”, o consultor Marco Balsalobre apresentou ideias de sistema de produção.

“Para obter bons resultados na pecuária de corte e ter sucesso no empreendimento é fundamental que o responsável pelo gerenciamento tenha visão crítica frente aos fatores que afetam o desempenho dos animais e o resultado econômico da atividade”, destaca Balsalobre que abordou três focos.

O primeiro foi o aumento de lotação e como se consegue ter mais animais na mesma área. Sobre isso ele alertou sobre a correção do solo para altas lotações. Outro ponto abordado foi a suplementação em animais de crescimento. Ele ressaltou como produzir mais carne por animal com mais animais na mesma área. Adubação de pastagem também foi abordada. Como conviver com veranicos em áreas marginais, a recomendação de se intensificar pequenas áreas da fazenda para 2,5 unidade animal (UA)/hectare (há), 30% com 6 UA/ha e 70% com 1 UA/há. Segundo o consultor, há outra proposta para 2,5 UA/há e 80% com 2,9 UA/ha e 20% com 1 UA/há. Para o consultor, a viabilidade econômica da adubação de pastagens, fornecimento de volumosos suplementares no período de seca.

Marco Balsalobre acredita que fazendas de Cria com lotações de até 1,2 UA/ha (1,5 UA/ha) com pastagens diferidas, possa ser o ponto de equilíbrio financeiro diante das tecnologias que temos disponíveis. “Bons pastos e boa suplementação constituem a base do manejo nutricional do rebanho. Neste sentido, uma das maiores preocupações dos criadores de gado de corte é balancear os nutrientes necessários ao organismo animal para que alcancem sua máxima produtividade”, finaliza Marco Balsalobre.

SERVIÇO –A 11ª Parecis SuperAgro – Feira de Tecnologia e Negócios teve início nesta segunda-feira e termina hoje (12.04). O evento é uma realização do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e do Senar-MT e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Novo, do Sistema Famato, da Câmara Municipal de Campo Novo, Lindolfo Reinheimer – Fertilizantes Heringer, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Embrapa, Sindicatos do Chapadão do Parecis e Estância Bahia. A SuperAgro tem como patrocinadores Aprosoja, Astér, Baldan, Parecis Máquinas Agrícolas, Sicoob União, Syngenta, Kiko Tecnologia Agrícola.

Acompanhe a SuperAgro também nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/parecis.superagro

Instagram: @parecis.superagro

Fotos: Thiago Rocha
Assessoria de imprensa – 11ª Parecis SuperAgro
Pauta Pronta Conteúdo
Cairo Lustoza – (65) 99602-0512 e (66) 99915-5731
E-mail: contato@pautapronta.com.br